Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região. O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou a civilização asteca entre os anos de 1519 e 1521, neste momento o México passou a integrar o vice-reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810, já em 1824 a república.
No ano de 1836 ocorreu à independência da região do atual estado norte-americano do Texas, e sua anexação pelos Estados Unidos, em 1845, resultou na Guerra do México. Já derrotado, o México perdeu ainda o Novo México, a Alta Califórnia, Utah, Arizona, Nevada e o oeste do Colorado.
A Revolução Liberal ocorreu em 1857. E o poder foi assumido por Benito Juárez, com uma política progressista ele não foi bem recebido pelos conservadores. Levando assim a Guerra civil ate 1861, a qual foi vencida pelos liberais.
Após a vitória Benito suspendeu o pagamento da dívida externa.
Em 1863, os franceses se aproveitaram deste pretexto para invadir o México. Depois de 4 anos, a monarquia instalada pelos franceses foi derrubada e o imperador fuzilado.
Em 1876, o general PorfirioDíaz implantou uma ditadura e permaneceu durante décadas no poder. Já nas eleições a vitória foi considerada fraudulenta, com isso os camponeses se rebelaram e deram inicio a revolução Mexicana.
A maioria das empresas estatais mexicanas foram privatizadas em 1980. No ano de 1993 o México passou a integrar o Nafta (Acordo Norte Americano de Livre Comercio).
Em 1994 o México viveu uma crise econômica, a qual afetou vários países. Tal crise ficou conhecida pelo mundo todo como “efeito tequila”. Em 2000 foram realizada a primeira eleição presidencial do México considerada sem fraudes.
Ela foi vencida pelo oposicionista Vicente Fox, que acabou com os 71 anos de governo do Partido Revolucionário Institucional (PRI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário