sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bebidas Típicas do México .


Bebidas Típicas


O México tem muitas opções de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, começando pela “cerveza”, que foi introduzida no México pelos mineradores alemães.
Há a “cerveza rubia” (cerveja clara) e boas opções de “cerveza escura”. As marcas populares são Corona, Negra Modelo e XX Dos Equis.
“Miquelada” é uma bebida refrescante de cerveja e suco de limão, com sal na borda do copo. 

Tequila e Mezcal são aperitivos mexicanos internacionalmente conhecidos, destilados a partir da seiva de diferentes espécies de agave. A tequila está para o mezcal como o cognac está para o brandy-uma bebida refinada para os bons apreciadores. A tequila só pode ser produzida em uma região específica no centro da cidade de Tequila, perto de Guadalajara.

Para se comprar a tequila observe se no rótulo consta 100% da agave azul, o que provará a ausência de açúcar. Há três tipos de tequila:”blanco” (branca), sem cor e não envelhecida; “reposado”; e “añejo”. Estas duas são envelhecidas em barris de carvalho por até um e três anos, o que lhes confere uma cor âmbar.

O “mezcal con gusano” é feito perto de Oaxaca. Uma lagarta é posta dentro da garrafa para provar que o mezcal tem concentração de álcool suficiente para preservá-la.

Vinhos – As principais vinícolas ficam no Valle de Guadalupe, perto de Ensenada, onde estão a pioneira Bodega Santo Tomás e a Monte Xanic. Pinson e Cetto são outros produtores da Baja California. Vinhos importados também estão disponíveis.



Outras bebidas alcoólicas – Os bares e restaurantes servem várias outras bebidas alcoólicas, para citar algumas, “kablúa” (licor de café temperado com baunilha), “ron” (rum), coquetel de ovos feito em Puebla, geralmente tomado por crianças ou idosos. Entre os coquetéis internacionais mais comuns estão a “piña colada”, refrescante mistura de suco de abacaxi, rum e coco e o daiquiri, suco de limão, rum e açúcar.

Sucos de Frutas e Refrigerantes – Há uma grande variedade de bebidas não alcoólicas, mas em bares ou restaurantes certifique-se de que a garrafa acabou de ser aberta. Os refrigerantes são chamados de “refrescos” e você encontrará todas as opções internacionais. Quanto aos sucos de frutas frescas, escolha aqueles feitos com fruta que precisam ser descascadas.

Preparado como uma limonada, a “naranjada” é um refrescante suco de laranja e a “água de Jamaica” é feita com uma infusão da flor de hibisco.

4 comentários: