sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

História do Futebol Mexicano.


A Federación Mexicana de Fútbol foi fundada em 23 de agosto de 1927, e teve como primeiro presidente o Sr. Humberto Garza Ramos, ex jogador e diretor da equipe México CC. Desde então, é o organismo encarregado de promover, organizar, dirigir, difundir, e supervisar as competencias do futebol no México.

O futebol foi introduzido no México no final do século XIX com a chegada dos ingleses que trabalhavam na exploração de minérios. Para eles, o futebol representava o típico passatempo e eram funcionários da empresa Cia. Real de Monte de Pachuca, que formaram a primeira equipe de futebol em 1900. No entanto, três anos antes já se praticava o novo esporte pelos alunos da escola dos Irmãos Maristas e jesuítas.

O primeiro campeonato foi realizado em 1902 com as equipes do Orizaba Athletic Club, Pachuca AC e Reforma AC, as três formadas quase que inteiramente por britânicos. O campeão da temporada 1903-1904 foi o México e no ano seguinte o Pachuca.

Nos anos vinte do século passado, o futebol era praticado por estrangeiros. No entanto, havia apenas um clube composto por mexicanos: o América. Juan de Dios Bojórguez, o embaixador do México na Guatemala, convidou a equipe para alguns jogos no país no final de 1922, tornando-se o primeiro representante do futebol mexicano no estrangeiro.

A Seleção do México

O primeiro selecionado do futebol mexicano foi convocado em 1923 e a sua primeira participação em um evento internacional foi em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdam. O adversário era a Espanha, que acabou vencendo a seleção mexicana por 7 a 1.

A primeira partida em copas do mundo aconteceu na edição de 1930, no Uruguai. Seu adversário foi a França que venceu o México por 4 tentos a 1, em jogo realizado no estádio Pocitos, do CA Peñarol. No jogo seguinte, no Central Park (casa do Nacional de Montevidéu), contra o Chile, mais uma derrota, desta vez por 3 a 0. O último jogo foi no Estádio Centenário: México 3 x 6 Argentina.

Era profissional

A era do futebol profissional mexicano teve início em 1943, mas antes disso, nos anos trinta, houve uma Major League, que reuniu equipes de grande tradição no Distrito Federal: América, Astúrias, Atlante, Espanha, Marte e Necaxa e onde saíram grandes heróis nacionais.

Atualidade

Atualmente, a Federação Mexicana Futebol é formado por quatro divisões profissionais (Primeira Divisão, Primeira Divisão A, Segunda e Terceira Divisão) e pelo setor amador, cada uma das divisões com diferentes torneios.

Um comentário:

  1. bem interesante o site muito educativo e me ajudou muito nos trabalhos escolsres

    ResponderExcluir