quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

História da ciência e tecnologia no México .




Este artigo discute a história da ciência e tecnologia no México. A Universidade Real e Pontifícia do México, fundada em 1551, era uma rede de desenvolvimento intelectual e religiosa no México durante um século. Durante o Iluminismo do México, México cresceu rapidamente na ciência, mas para a Independência do México não havia desenvolvimento científico no país. No final do século XIX no México começou o processo de industrialização, o que representou grandes avanços em ciência e tecnologia no século XX. Durante o século XX foram fundados novos institutos de pesquisa e universidades como a Universidade Nacional Autônoma do México. 






                                            Ciência no início do México 

Após a fundação do Vice-Reino da Nova Espanha, Espanha levou a cultura científica que prevaleceu na Espanha para a Nova Espanha. O governo municipal (conselho) da Cidade do México solicitou formalmente que a Coroa espanhola em 1539, a criação de uma universidade. A Universidade Real e Pontifícia do México abriu as suas portas em 1551. O administrado do clero, e foi a universidade oficial do império. Oferecido educação de qualidade à população, e foi uma rede de desenvolvimento intelectual e religiosa na região. Ela lecionou em cursos de física e matemática a partir de uma perspectiva aristotélica. O filósofo Agostinho Alonso Gutierrez speculatio Physica escreveu o primeiro artigo científico sobre o continente americano em 1557. Ao final do século XVIII, a universidade tinha treinado médicos 1,162, 29,882 e se formou na graduação dos advogados e muitos já obtiveram o seu diploma.


                                    Ciência durante o Iluminismo mexicano

Durante o Iluminismo do México, a ciência pode ser dividida em quatro períodos: o período inicial (1735-1767), o período Creole (1768-1788), o jornal oficial ou espanhol (1789-1803) eo período de síntese (de 1804 até o início do movimento de independência em 1810).


 Durante os séculos XVI e XVII, a ciência moderna se desenvolveu na Europa, mas estava muito atrás no México. Novas idéias científicas desenvolvidas na Europa não foram relevantes, no México. A expulsão dos jesuítas em 1767, que introduziu novas idéias no México, ajudou a hostilizar os indígenas, e também promoveu sentimentos nacionalistas entre os nativos. Após a expulsão dos jesuítas, autodidata criollos foram os primeiros cientistas no México. Mais tarde eles se juntaram por cientistas espanhóis, e realizou uma pesquisa, atividades de ensino, produzir publicações e textos traduzidos. As idéias de Francis Bacon e René Descartes livremente discutidas nos seminários, que causou a escolástica perder adeptos. Durante o Iluminismo, o México fez muitos avanços na ciência. Muitos avanços foram feitos sobre temas como astronomia, engenharia, etc. Em 1792 fundou a School of Mines. Mais tarde tornou-se a Escola de Minas, onde fundou o primeiro laboratório de física moderna no México.

Entre os cientistas mais famosos do período do Iluminismo mexicano, pode registar-se para José Antonio Alzate y Ramirez e Manuel Andres del Rio. Este último descobriu o vanádio em 1801.
Ciência após a Guerra da Independência

A Guerra da Independência pôr fim ao progresso científico no México. A Universidade Real e Pontifícia do México fechou suas portas em 1833. Havia, por muitos anos, nenhuma atividade científica no México. Esta instituição foi fechada definitivamente em 1865,

No final do século XIX no México começou o processo de industrialização. Sob a influência dos positivistas e pensadores científicos, o governo mexicano começou a oferecer educação pública. Em 1867 Gabino Barreda, que tinha sido aluno de filósofo francês Auguste Comte, foi responsável pela comissão que a reforma da educação. Assuntos como física, química e matemática foram incluídas no currículo das escolas secundárias. Fundou a Escola Nacional Preparatória. A influência dos positivistas gerado um renascimento das atividades científicas no país.

Como um exemplo de desenvolvimento tecnológico, podem-se mencionar que neste momento era o general Manuel Mondragón inventou o primeiro rifle automático chamado rifle Mondragón.




  Ciência e tecnologia no México durante o século XX e XXI

 Durante o século XX, o México tinha avanços significativos em ciência e tecnologia. Ele fundou novas universidades e institutos de pesquisa. A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) foi fundada oficialmente em 1910, e da universidade se tornou uma instituição de ensino superior mais importante na UNAM país oferece educação de qualidade em ciência, medicina e engenharia.  Muitos institutos de pesquisa e de novas instituições de ensino superior, como o Instituto Politécnico Nacional (IPN) (fundada em 1936),  foram fundadas durante a primeira metade do século XX. A maioria dos novos institutos de pesquisa foram criados dentro da UNAM. Entre 1929 e 1973, doze novos institutos foram criados dentro da "casa máximo de estudos" .
Em 8 de abril de 1943, o Presidente da República, General Manuel Avila Camacho, emitiu um decreto, por iniciativa do Secretário de Educação Pública do tempo, o Sr. Octavio Vejar Vázquez, um decreto que seria inaugurada exemplo, 15 maio do mesmo ano, o Colégio Nacional, uma instituição desde conheci muitos dos mais destacados na ciência, educação, arte e, em geral, a cultura do México.
Em 1959 ele fundou a Academia Mexicana de Ciências (AMC), uma entidade não-governamental, organização sem fins lucrativos formada por um grande grupo de cientistas de renome. A AMC tem crescido em participação e influência, e é uma das vozes mais representativas do mundo científico em muitas áreas, especialmente na política científicas.
Em 1960, a ciência já havia sido institucionalizada no México. Foi considerado legítimo produto do esforço de mexicanos.
Também em 1960, ele fundou a CINVESTAV (Centro de Pesquisa e Estudos Avançados, parte do Instituto Politécnico Nacional), concebido como um centro de estudos de pós-graduação em disciplinas como biologia, matemática e física. Em 1961, abriu suas NPI programas de estudo de pós-graduação em física e matemática, a ciência e as escolas foram criadas nos estados de Puebla, San Luis Potosi, Monterrey, Veracruz e Michoacan.


Em 1985, o mexicano Rodolfo Neri Vela engenheiro tornou-se, graças à missão da STS-61-B, o primeiro cidadão mexicano de viajar para o espaço exterior.

Em 1995, o químico mexicano Mario J. Molina dividiu o Prêmio Nobel de Química Paul J. com Crutzen e F. Sherwood Rowland, que foi premiado por seu trabalho em química atmosférica, particularmente sobre a formação e decomposição de ozono.  Molina UNAM pós-graduação, foi o primeiro mexicano a receber o Prêmio Nobel em uma disciplina científica.

O Grande Telescópio Milimétrico foi lançado no dia 22 de novembro de 2006. É o maior telescópio do mundo e sua faixa de freqüência, e construído para observar as ondas de rádio na faixa entre 0,85 e 4 milímetros. Localizado na ponta da Serra Negra, no estado de Puebla, é uma obra científica binacional: 70 por cento e 30 por cento do México americano.

Em 31 de julho de 2010 entrou em vigor a lei que cria a Agência Espacial Mexicana estabeleceram sua sede na Cidade do México .
 Internacional de Avaliação da qualidade das atividades científicas no México

 De acordo com a informação gerida pela Scopus, uma base de dados da literatura científica, o espanhol web portal SCImago colocado México, n º 28, uma lista internacional, considerando um total de 82,792 publicações, e também no n º 34, considerando-se sua pontuação de 134 no índice de h. Os cálculos de ambas as avaliações são para o período 1996-2007.

Um comentário: