sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Principais Comidas Típicas do México .

          ALIMENTOS TÍPICOS DO MÉXICO.



A cozinha Mexicana

Uma mistura de influências do Velho e do Novo Mundo.  Ingredientes como tomates, chilis, peru, baunilha, chocolate e milho, eram consumidos na era pré-colombiana; foram trazidos pelos espanhóis outros ingredientes como, carnes de vaca, porco e frango, trigo, cebola, alho e laticínios. Da fusão de todos esses elementos surgiram vários pratos típicos e exóticos.

Além dos pratos, existem os “Antojitos”, que são aperitivos mexicanos que assemelham-se às “tapas espanholas”. O nome vem de “antojo”, que significa “desejo”, “capricho” ou “o que você fantasia”.

Pode ser uma fruta bem apresentada ou um prato substancial e apetitoso. Esses deliciosos tira-gostos são apreciados em todo o México.
Alguns tipos de “Antojitos”:

Tortillas – são panquecas de trigo ou milho, produto básico mexicano, servidas como prato principal acompanhamentos ou aperitivos. As de milho têm cores variadas.


Guacamole com totopos – (purê de abacate com lascas de tortilla), possivelmente o prato mexicano mais popular. O guacamole é também recheio para tortillas ou guarnição em vários pratos.

Tostadas – é um belo prato de crocantes tortillas fritas cobertas por feijão frito, frango, salada, guacamole, creme azedo ou queijo esmigalhado. 

Enchilhadas – tortillas enroladas fritas e recheadas, cobertas por um molho, podem ter uma variedade de recheios, como queijo, cebolas ou frango

Empanaditas – massas recheadas com carne ou atum, talvez tenham sido introduzidas no México por mineradores vindos da Cornualha, Inglaterra. 

Tortas Compostas – Saborosos sanduíches preparados em pequenos pães do tipo baguete chamados “bolillos” ou “teleras”, são servidos com recheios variados.

Onde quer que você coma no México há “Salsas”, que são molhos, sobre a mesa para acentuar o sabor dos pratos. As mais comuns são “salsa cruda” (vegetais crus picados); “salsa de tomate verde” (tomatillos verdes, coentro e chilis) e “salsa de jitomate” (molho de tomate cozido).


Desde o período pré-hispânico ocorre o cultivo do Nopal (cactos) planta sagrada, que apareceu como símbolo da fundação da cidade dos Astecas Tenochtitlan, verdura que contém diversas características como proteínas, gorduras naturais, carboidratos, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido ascórbico, retinol e oito aminoácidos a mais,utilizado tanto para alimentos, elaboração de cosméticos e remédios, utilizado na redução de colesterol, diabetes e obesidade.
Pratos típicos separados por regiões

Aguascalientes

Codornices a la pastora – codornas temperadas com sal, vinagre e pimenta e levadas para assar com as penas, envoltas em uma massa de barro sobre fogo forte. Quando a massa de barro estiver branca, as codornas estarão prontas.  Gallina en huarache – galinha cozida com vários ingredientes como: “chorizo” (linguiça de porco), maçã, pêra, batata, tomate, cebola, pimenta, cravo, canela, alcaparras, amêndoas, passas e vinho tinto.

Pacholas – tipo de bolinho bem delgado, de carne moída, previamente temperada com chili, pimenta, cominho, alho, azeite e frito na hora de servir.

Baja California

Pescado en ensalada – peixe previamente aferventado e preparado como salada juntamente com alface picada, maionese, aipo, chili, aipo, pimenta, cebola e molho de tomate.

Capirotada – sobremesa preparada com finas fatias de pão, mel, calda de açúcar, uvas passas, queijo e frutas.

Langosta al mojo de ajo – lagosta dourada no forno ao molho de alho.

Chiapas

Queso relleno – carne de porco, cozida com queijo, pimenta, chili, cebola, tomate, alho, azeitonas, passas e amêndoas. Após o cozimento, leva ovos batidos e um pouco de queijo sobre a carne.

Estado do México

Chalupas Mexicanas – tortillas (panquecas de trigo ou milho) recheadas com carne bovina, molho de tomate, cebola, alho, pimenta regada com molho. 

Chilaxtle – carne de porco cozida com pimenta, cebola, alho, canela, manteiga, tendo como resultado um molho bem espesso.

Chorizo de Toluca – carne de porco, toucinho, pimentão, tipos variados de chilis e condimentos fazem o recheio de tripas de cedro que serão amarradas e cozidas.


 

Nuevo León

Cabrito en su sangre – cabrito preparado com chili, tomate, cebola e vários condimentos regionais, cozido em seu próprio sangue.

Machaca de Monterrey – tortillas de trigo recheadas com carne seca, ovos, chilis, ovos e cebola.

Puebla

Chiles en Nogada – chamado “Prato da Independência”, suas cores são as da bandeira mexicana. Chilis verdes , recheados com carne moída e amêndoas, cobertos com molho de nozes, guarnecido com sementes de romã. 

Guanachas poblanas – tortillas recheadas com carne de porco, chilis, cebola e batatas cozidas Mole poblano – prato tradicional do México. Carne de peru cozida, coberta por um escuro e rico molho feito com chilis, condimentos, nozes e um pouco de chocolate.

Oaxaca

Cecina en salsa – carne salgada semi-seca, frita e dourada na manteiga com chilis verdes, tomate e condimentos.

Chile de Oaxaca – carne de porco cozida com chilis, várias ervas, tomate, cebola e hortaliças. No final do cozimento são agregadas ao molho bolinhas feitas de “massa de maiz” (planta sagrada da civilização pré-hispãnica”. 

Mole Coloradito – frango cozido com especiarias, chilis, chocolate, servido em molho espesso.

Yucatán

Pollo al Pibil – frango vermelho temperado com achiote que é uma pasta vermelha preparada com sementes de annato (sementinha vermelho-escura usada pelos maias para colorir a comida e acentuar o sabor).

Huevos al estilo yucateco – tortillas fritas servidas com ovo e guarnecidas com rico molho preparado com tomate, cebola, condimentos e creme de leite.

Receita de Empanadas de Peixe e Camarão

 


Empanadas de peixe e camarão

 

Ingredientes

Categoria da Receita:
Lanches
Cozinha da Receita:
Mexicana
Dificuldade de Preparo da Receita:
média
Temperatura da Receita:
quente
Rendimento da Receita:
6 unidades
Tempo de preparo da Receita:
45 min + tempo de forno
  • Massa:
  • • 1 ovo batido levemente
  • • 1 gema
  • • 7 colheres (sopa) de manteiga em pedaços
  • • 1 colher (chá) de sal
  • • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • • 1 xícara (chá) de fubá
  • Recheio:
  • • 1 colher (sopa) de óleo
  • • 1 colher (sopa) de alcaparras em conserva picadas
  • • 1 colher (chá) de orégano desidratado
  • • 1 lata (400 g) de tomates pelados picados em pedaços pequenos
  • • 1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • • 3 pimentas jalapeño, sem pele e sem sementes
  • • 200 g de pescada branca picada
  • ½ kg de camarões pequenos e limpos
  • • 2 dentes de alho amassados
  • • 1 cebola média picada
  • • 1 colher (sopa) de óleo

Preparo da Receita

Massa: peneire em uma tigela o fubá, a farinha, o fermento e o sal. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Misture a gema e 4 colheres (sopa) de água gelada e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove até ficar macia e lisa. Divida-a em 6 porções.

Recheio: aqueça o óleo em uma panela  e refogue a cebola e o alho, sem parar de mexer. Junte o camarão e o peixe e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o peixe ficar macio. Retire o camarão e o peixe da panela e reserve. Na mesma panela  coloque as pimentas, o orégano, o tomate e as alcaparras. Cozinhe em fogo baixo e com a panela  destampada até o molho se reduzir aproximadamente a 1 xícara de chá. Retire do fogo e misture o peixe e o camarão. Acerte o sal e reserve. Montagem: abra a massa em uma superfície enfarinhada em 6 círculos de 16 cm de diâmetro e pincele as bordas com um pouco do ovo batido. Distribua o recheio e feche a massa, na forma de meia-lua, apertando as bordas com as pontas de um garfo. Disponha as empanadas em uma assadeira untada e enfarinhada e pincele com o ovo batido restante. Com uma faca, faça dois cortes na parte central das empanadas para sair o ar. Asse em forno médio, preaquecido, por 30 minutos, ou até dourar








21 comentários:

  1. Hola estava vendo su bog y es fantastico... los platos me parecen muy saborosos.
    Quiero hacer un convite, para hacer parte de mi entrevista de escula, que va ser publicada en una revista, en Brazil.
    Bueno deja apresentarme, mi nombre es Elen, vivo en Araraquara, que es en São Paulo,soy una estudiante de español.
    Se aceitar mi convite para la entrevista voy me quedar muy grata.
    Agradeciéndole de antemano su atención

    Elen Regina Pollari
    elenpollari@hotmail.com

    Gracias

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito, no meu trabalho sobre comidas populares mexicanas, Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. legal, ajudou muito no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  4. agudou muito no meu trabalho da escola pq se não fosse isso eu já tava no twitter ou no instagram não aqui kkk!

    ResponderExcluir
  5. Me gusta mucho el México, muy gracioso.. Mi nombre es Dayana Ferreira, vivo en Pernambuco que es en Brazil. Yo sou mui encantada y enamorada por su Pais Mexico,muy bello y encantador .

    ResponderExcluir
  6. adorei muito,adoro mexico como digo ``muy encantador mexico y love esse pais``....

    ResponderExcluir
  7. amei ,ajudou muito no trabalho ! XD

    ResponderExcluir
  8. ajudou muito gostei mais do Mole Coloradito

    ResponderExcluir
  9. É uma mistura de temperos sem igual que faz a comida ficar uma delicia... Pode provar é uma delicia de verdade gente...

    ResponderExcluir
  10. mano vlw por isso ajudo no meu deve de ksa

    ResponderExcluir
  11. pensei q uma era os tacos mas pensei errado


    ResponderExcluir
  12. pensei q uma era os tacos mas pensei errado


    ResponderExcluir
  13. ⓜ Ⓐ ⓝ ⓞ ʌ ɐ ן ǝ n isso e ajudou no trabalho de espanhol

    ResponderExcluir
  14. muito bom me ajudou muito para o meu trabalho de Espanhol. Adooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir